Acolhimento e confraternização marcam encerramento de mais uma turma do Simplesmente Mãe

Por:


A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Habitação e da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na noite desta terça-feira, 15, o encerramento de mais uma turma do Simplesmente Mãe. O evento, realizado no Centro de Convivência de Idosos, marcou a conclusão das atividades da 9ª edição do projeto, que tem como foco o acolhimento e a orientação de gestantes em situação de vulnerabilidade social.

Durante o evento, as gestantes participaram de um momento especial de confraternização, celebrando o ciclo de aprendizados e trocas construídas ao longo do projeto. Como em todas as edições, as participantes receberam um kit enxoval para o bebê além de já terem sido presenteadas com um ensaio fotográfico, simbolizando o encerramento dessa etapa com afeto e cuidado.

O secretário estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional e vice-prefeito de Paraíso licenciado, Ubiratan Carvalho, destacou o cuidado com as pessoas como principal missão da gestão e ressaltou o papel fundamental das mães na sociedade. Para ele, o projeto Simplesmente Mãe representa o compromisso com a valorização e o apoio às mulheres do município. “Engana-se quem pensa que administrar uma cidade é cuidar apenas da estrutura. Nossa maior missão é cuidar das pessoas, e isso tem sido uma prioridade da nossa gestão. Quando o prefeito Celso e a primeira-dama Carol criaram esse projeto, pensaram diretamente em vocês, mães de Paraíso, reconhecendo a importância e o impacto que ações como esta têm na vida de cada uma”.

A secretária de Assistência Social, Habitação e da Mulher, Thaís Helena Lima Andrade, destacou que o projeto, nascido da iniciativa da primeira-dama Carol Falcão, reafirma o compromisso da gestão com as políticas públicas voltadas à mulher e à maternidade. “Sou muito feliz com essa turma. Foi uma turma muito participativa. Mais do que informar, o projeto transforma. Porque quando se cuida de uma mãe, estamos cuidando de toda uma geração”, afirmou.

Iarla Dias Malta, que aguarda a chegada da Aurora, relatou que o curso trouxe de volta conhecimentos importantes e também novas descobertas sobre a maternidade. “Reaprendi muitas coisas que eu já não lembrava mais, porque minha filha mais velha já tem 12 anos. Tirei dúvidas, conheci coisas novas que eu nem sabia. Foi uma experiência muito boa pra mim. Só tenho a agradecer por esse curso”.

Já Ana Vitória da Silva Ramos, que aos 18 anos espera pela primeira filha, frisou a importância do projeto para as gestantes que estão vivendo essa experiência pela primeira vez. Para ela, os encontros foram marcados por muito aprendizado e gratidão. “O Simplesmente Mãe foi uma experiência muito importante pra mim. Aprendemos bastante com cada profissional que passou por aqui e compartilhou seus conhecimentos. Sou muito grata à Assistência Social, à Secretaria de Saúde e a todos os envolvidos. Tudo o que vivemos aqui vai ficar marcado e vai me ajudar muito nessa nova fase da minha vida”.

Simplesmente Mãe

Com o tema “Cuidar hoje, transformar o amanhã”, o Simplesmente Mãe promoveu, ao longo do primeiro semestre uma série de encontros com rodas de conversa e palestras sobre temas essenciais para a gestação e o pós-parto, como a importância do pré-natal, aleitamento materno, planejamento reprodutivo, violência obstétrica, cuidados com o recém-nascido e o papel do companheiro na gestação. Mais do que repassar informações, o projeto valoriza a escuta e o fortalecimento dos vínculos entre mulheres que compartilham desafios semelhantes.

Nesta 1ª turma de 2025 foram atendidas um total de 35 gestantes, fortalecendo o cuidado com mães e bebês desde os primeiros passos da maternidade. Implantado ainda no início da primeira gestão do prefeito Celso Morais, em 2021, o Simplesmente Mãe tem crescido em participação e reconhecimento e já contabiliza o atendimento de mais de 250 mulheres, promovendo ações que unem informação, escuta e fortalecimento de vínculos. (Ascom/Fernanda Menta)