Paraíso sedia a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Por:

Paraíso do Tocantins está sediando, nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8, respectivamente, a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento, que ocorre no Centro Pastoral Dom Heriberto Hermes, é uma realização do Governo do Estado e conta com o apoio da Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Habitação e da Mulher.
Com o tema: “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social”, a conferência tem como objetivo fortalecer o diálogo entre sociedade civil e poder público, promovendo a construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento do racismo e a valorização da diversidade racial.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, destacou a importância do diálogo e da construção coletiva na busca por uma sociedade mais justa e ressaltou o compromisso da gestão com a promoção da igualdade e o enfrentamento de todas as formas de discriminação.
“A conferência é um importante espaço para ouvirmos a sociedade, reconhecermos os desafios existentes e avançarmos no debate sobre igualdade racial. Hoje, não lutamos apenas contra a desigualdade, mas pela igualdade, o que já representa uma mudança de paradigma. Nosso papel enquanto gestão é apoiar iniciativas que promovam o respeito, a escuta e a participação social em favor de um futuro com mais justiça para todos. Seguiremos trabalhando para garantir que todos tenham voz, vez e oportunidade”, pontuou o prefeito.
A secretária de Assistência Social, de Habitação e da Mulher de Paraíso, Thaís Helena Lima Andrade, destacou a importância do evento como instrumento de construção coletiva de políticas públicas voltadas à equidade racial. “Para nós, é motivo de orgulho sediar uma conferência com esse propósito. É um espaço fundamental para escuta, troca de experiências e fortalecimento das ações que combatem o racismo e promovem a valorização das identidades e culturas. A gestão municipal tem compromisso com a inclusão e a justiça social, e esse evento reforça esse compromisso”.
A ação reúne lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais, conselhos de direitos, gestores públicos e organizações da sociedade civil, em um espaço de debate, escuta e formulação de propostas concretas que contribuam para um território mais justo e inclusivo.
A programação da conferência desta quinta-feira iniciou com apresentações culturais e após aberta pelas autoridades, contou com a palestra magna com o tema do evento, ministrada pela juíza da 1ª Vara Criminal de Paraíso, Dr.ª Renata Nascimento. Ao longo do dia, os participantes acompanham a leitura e aprovação do regimento interno, bem como os debates dos eixos: democracia, justiça social e reparação.
Na sexta-feira, a agenda segue com trabalhos em grupo, discussão dos eixos e definição de propostas, além da escolha dos delegados que representarão a etapa regional.(Ascom/Fernanda Menta)




















Compartilhar
Relacionadas

6 ago 2025
Prefeitura de Paraíso realiza blitz educativa na volta às aulas

5 ago 2025
Vem aí a 13ª Liga de Futebol, com mais de 750 atletas e uma premiação de R$ 45 mil

1 ago 2025
Prefeitura de Paraíso recolhe animal solto às margens da BR-153

1 ago 2025