Escondidinho cremoso de abóbora com carne seca vence o 1º Concurso de Merendeiras Escolares
Por:

O 1º Concurso de Merendeiras Escolares de Paraíso do Tocantins revelou, na noite desta sexta-feira, as três receitas que conquistaram o público e o júri: o Escondidinho cremoso de abóbora com carne seca, feito pela Ana Amélia, da Escola Municipal Irmã Julita, vencedor da disputa; Escondidinho de chambari com abóbora, da Luziane da Silva, da Escola Municipal Vereador José Odete, segundo no pódio e o Nhoque de abóbora, receita da Silvana Batista, do CMEI Profª. Conceição Vilani Campos, que ficou na terceira colocação.
Com o tema “Além do Prato: Sabores que Ensinam e Mãos que Nutrem”, o concurso foi promovido pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dentro da programação do III Fórum Municipal de Educação. A iniciativa foi criada para valorizar as profissionais responsáveis pela alimentação escolar e incentivar a criação de pratos originais, saudáveis e conectados à cultura local.
O evento, realizado no Solar Golden, reuniu equipes de dez instituições da Rede Municipal de Ensino, com 11 receitas inscritas. Todas as participantes receberam um brinde, o certificado e medalha pela participação. As três primeiras colocadas levaram para casa um micro-ondas (3º lugar), um forno elétrico (2º lugar) e uma TV e um liquidificador (1º lugar).
Uma das exigências do concurso foi a de que os pratos contivessem abóbora. A escolha dos melhores considerou: praticabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com possibilidade de reprodução da receita no contexto da alimentação escolar; apresentação visual, aroma, sabor e textura do prato; criatividade e originalidade; inclusão de alimentos saudáveis, priorizando alimentos in natura ou minimamente processados e o resgate cultural de hábitos alimentares locais.
O secretário municipal de Educação, Deley Oliveira, destacou que o concurso reforça um trabalho que já acontece diariamente nas unidades escolares. “Outro dia estive no CMEI Vilani e, quando abri o freezer e vi ele cheio de carne, fiquei muito feliz. Também notei o saco de laranja para o suco natural das crianças. Esses detalhes mostram o cuidado de cada diretor, de cada coordenador e das merendeiras com a alimentação escolar. Esse compromisso diário dá sentido a ações como esse concurso, porque estamos falando da política pública mais importante do Brasil”.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, parabenizou a realização do concurso e ressaltou a importância do reconhecimento. “Quero parabenizar essa iniciativa, que valoriza o trabalho das merendeiras por meio de um reconhecimento público e de uma premiação que simboliza o quanto elas são essenciais. Sempre falo que valorizo muito a missão do professor, mas a educação vai além da sala de aula. Ela também envolve quem organiza as matrículas, quem garante o transporte escolar, quem cuida da limpeza, os porteiros, os guardas e, claro, as merendeiras. Não fazemos educação sozinhos. É um conjunto onde cada um faz a sua parte e contribui para o aprendizado das nossas crianças”.
Ao citar os avanços da gestão, como o fato de 100% das cantinas da rede municipal já serem climatizadas, o prefeito reforçou o comprometimento em oferecer sempre um serviço público de qualidade. “Nosso compromisso é levar a melhor educação, a melhor saúde e o melhor desenvolvimento para a nossa cidade. Trabalhamos para que cada melhoria chegue até as pessoas e faça diferença no dia a dia das famílias”.
Confira os pratos apresentados:
- CMEI Aureny S. Campos – Quibe de Abóbora
- CMEI Profª. Conceição Vilani Campos – Caldo de abóbora com carne seca e Nhoque de abóbora
- CMEI Arco Iris – Sopa de creme de abóbora
- Escola Municipal Santa Rosa – Caldo de abóbora com frango
- Escola Municipal Bernardo Sayão – Caldo de abóbora com carne de sol
- Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira – Fricassê de abóbora
- Escola Municipal Profª. Adelia Aguiar – Abóbora recheada com escondidinho de carne de sol
- Escola Municipal Irmã Julita – Escondidinho cremoso de abóbora com carne seca
- Escola Municipal Vereador José Odete – Escondidinho de chambari com abóbora
- Escola Municipal Profª. Luzia Tavares – Purê de abóbora com carne de sol agridoce



























Compartilhar
Relacionadas
23 jan 2026
Prefeitura amplia espaço de convivência no Vila Regina com entrega da Praça Tenente Kennedy
22 jan 2026
Semed realiza formação em serviço para alinhar práticas pedagógicas antes do início das aulas
22 jan 2026
Prefeitura de Paraíso oficializa doação de área ao Colégio Militar Diaconízio Bezerra
22 jan 2026
