Benefícios fiscais do Paraíso Solar podem ser requeridos até dia 15
Por:

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins prorrogou até 15 de dezembro o prazo para adesão aos benefícios fiscais de IPTU e ITBI previstos no Programa Paraíso Solar. A mudança foi oficializada pelo Decreto nº 1.400/2025, publicado no Diário Oficial de 27 de novembro de 2025. Com a medida, os contribuintes ganham mais tempo para solicitar os incentivos fiscais ligados à geração de energia solar.
Conforme o decreto, a prorrogação foi adotada para atender à alta demanda e assegurar a participação de todos que ainda estão em processo de adesão. Antes, o prazo para a solicitação terminaria em 30 de novembro.
O programa Paraíso Solar tem o objetivo de estimular o uso e aumentar a participação da energia solar na matriz energética de Paraíso, incentivando a propagação da microgeração de eletricidade pelo uso de fonte alternativa. Para isso, o programa prevê descontos no IPTU, que podem variar de 30% a 70%, por um período de cinco a 20 anos para os que instalaram o sistema a partir de 16 de dezembro de 2024. Para os sistemas fotovoltaicos instalados antes da referida data, o desconto é de 40%, por um período de cinco anos. O percentual de abatimento aplicado é proporcional ao índice de aproveitamento de energia solar.
Além do desconto no IPTU, o Paraíso Solar também prevê abatimento no ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), sendo aplicados os percentuais de 30% a 50% para os sistemas instalados a partir da vigência do Programa, por um período de 5 a 15 anos. Já para os sistemas instalados antes da criação da lei, o desconto será de 30%, desde que a alienação ocorra até 10 anos após a instalação do sistema solar.
O programa prevê ainda o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) com alíquota simplificada de 2% para as empresas do ramo de instalação e manutenção de energia solar, durante os primeiros 10 anos da vigência do Programa.
Para a obtenção do incentivo fiscal do Programa Paraíso Solar, o interessado deve requerer o benefício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A inclusão ocorre a partir do ano seguinte à solicitação. Então, para os que desejarem os incentivos fiscais para 2026 o requerimento deverá ser apresentado, juntamente com a documentação exigida, até o próximo dia 15. (Ascom/Fernanda Menta)
Compartilhar
Relacionadas
11 dez 2025
Paraíso institui PPP’s e coloca Aterro Sanitário como projeto piloto para modernizar a gestão pública
10 dez 2025
Paraíso marca presença na 14ª Conferência de Assistência Social
10 dez 2025
Secretaria de Meio Ambiente recebe apresentação de projetos integradores do IFTO Paraíso com foco em educação ambiental e tecnologia
10 dez 2025
