Prefeitura articula apoio estadual para impulsionar cultura e turismo em Paraíso do Tocantins


A Prefeitura de Paraíso do Tocantins avançou nas tratativas para fortalecimento das políticas culturais do município durante visita institucional à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizada na manhã desta terça-feira, 10, em Palmas. A agenda teve como foco a construção de parcerias e a apresentação das principais demandas culturais da cidade. O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo entre município e Estado e construir ações conjuntas voltadas ao fomento cultural.

Representando o município, participaram do encontro a secretária municipal de Turismo, Lazer e Cultura, Patrícia Nascimento, o diretor de Equipamentos Culturais e Turísticos, Fernando Rios, e a assessora especial Rayane Pontes. A comitiva foi recepcionada pela secretária interina da Secult, Valéria Kurovski, e pelo superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda.

Durante a reunião, a equipe apresentou o Calendário Oficial de Eventos de Paraíso do Tocantins para 2026, que reúne atividades culturais e turísticas tradicionais e consolidadas no município. Também foram discutidas ações voltadas à valorização dos artistas locais, fortalecimento da economia criativa e ampliação do acesso da população às manifestações culturais. Outro ponto debatido foi o impacto da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que tem contribuído para a modernização de espaços culturais e incentivo a projetos artísticos.

A secretária Patrícia Nascimento ressaltou a importância da agenda institucional para viabilizar novas parcerias. “É de grande valia para Paraíso trazer nosso calendário cultural e dialogar sobre apoio às demandas da cultura. Nossa cidade possui uma programação forte e tradicional, como o Festival de Música Popular e a Semana Santa, com mais de 65 anos de história”, afirmou.

A visita integra a agenda institucional da gestão municipal com foco na captação de apoio e no fortalecimento das ações culturais, com vistas à ampliação do acesso da população às manifestações artísticas e ao desenvolvimento da economia criativa no município.

Texto: Vitória Luna/Ascom
Fotos: Marco Antônio Gama/Governo do Tocantins