Prefeitura de Paraíso realiza Chamada Pública da Agricultura Familiar para abastecer merenda escolar
Por:

O Governo de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na manhã desta quinta-feira, 19 de fevereiro, a Chamada Pública da Agricultura Familiar. O encontro foi realizado no auditório da Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, no setor Interlagos, reunindo produtores rurais, representantes de associações, técnicos da educação e gestores da rede municipal.
A iniciativa atende às normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que estabelece a aplicação mínima de 45% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição de produtos da agricultura familiar. O edital foi publicado no dia 27 de janeiro de 2026, no Diário Oficial do Município.
Durante a Chamada Pública, os agricultores apresentaram seus projetos de venda dos produtos que serão adquiridos pela gestão municipal e destinados à merenda escolar. A gerente do Comitê Gestor Municipal da Agricultura Familiar, Sofia Soares Duarte, explicou que o processo é realizado anualmente e garante organização e transparência na distribuição dos alimentos às unidades escolares.
“A Chamada Pública acontece anualmente, como exigência do FNDE, e estamos aqui para acompanhar os projetos de venda apresentados pelos agricultores familiares. A partir desses projetos, cada escola recebe o seu planejamento para fazer a compra dos produtos, conforme a exigência do FNDE. Este ano, estamos comprando no mínimo 45% da agricultura familiar. Com a Chamada Pública, conseguimos acompanhar cada fornecedor, cada agricultor e o que cada escola vai adquirir e receber”, afirmou.
Segundo Sofia Duarte secretária do comitê, a proposta também busca priorizar a produção local e regional. “O objetivo é valorizar o produto produzido em Paraíso e levá-lo para a rede pública municipal. Além dos agricultores da nossa região, também abrangemos produtores de municípios próximos, do Vale do Araguaia”, completou.
Estiveram presentes a professora Clélia Lúcia de Oliveira coordenadora da Alimentação Escolar da rede municipal representando o secretário municipal de Educação, professor Deley Oliveira; a nutricionista municipal Camilla Rodrigues; coordenadores de apoio da alimentação escolar das escolas e creches; técnicos da Semed; representantes da Associação dos Feirantes da Feira do Produtor de Paraíso (Afeipar) e de outras entidades, como a Associação dos Agricultores Familiares de Palmas (AGROP).
Após a definição dos projetos habilitados, os resultados são encaminhados às escolas e creches, que elaboram contratos e cronogramas de entrega. A Chamada Pública é aberta ao público e permite a participação de agricultores interessados em fornecer para a rede municipal, ampliando a integração entre educação e produção rural no município.



Compartilhar
Relacionadas
22 jan 2026
Semed realiza formação em serviço para alinhar práticas pedagógicas antes do início das aulas
22 jan 2026
Aula inaugural abre Ano Letivo 2026 da rede municipal de Paraíso com foco em alfabetização e inovação
9 jan 2026
Semed abre 2026 com formação para os técnicos pedagógicos
6 dez 2025
