Paraíso do Tocantins se mantém no Mapa do Turismo Brasileiro e Comtur recebe certificação nacional
Por:

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais, certificou a permanência de Paraíso do Tocantins no Mapa do Turismo Brasileiro. O registro no Sistema de Informações do Mapa tem validade até junho de 2027, confirmando a continuidade do município no instrumento que orienta a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos federais para a atividade turística.
Além do município, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) também recebeu reconhecimento e permanece registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. O Comtur atua como instância consultiva e de acompanhamento das ações voltadas ao desenvolvimento da pasta, contribuindo com o planejamento e fortalecimento das estratégias adotadas pelo município.
A secretária municipal de Turismo, Lazer e Cultura, Patrícia Nascimento, destacou que a manutenção da certificação reflete o trabalho contínuo da gestão. “Manter Paraíso no Mapa do Turismo Brasileiro demonstra que nosso município está organizado, planejando suas ações e cumprindo os requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo. Esse reconhecimento amplia as oportunidades para captação de recursos, amplia o fomento do turismo regional e a geração de desenvolvimento econômico para nossa cidade”, afirmou.
Paraíso do Tocantins integra a região turística Serras e Lago, uma das sete divisões oficiais do Tocantins elaboradas para atender às diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo. A região é composta ainda pelos municípios de Palmas, Porto Nacional, Miracema, Lajeado, Tocantínia, Ipueiras e Brejinho de Nazaré.
O Mapa do Turismo Brasileiro é considerado uma das principais ferramentas de planejamento do setor no país. O instrumento orienta a atuação do Ministério do Turismo na definição de políticas públicas e na priorização de investimentos destinados ao desenvolvimento turístico dos municípios. Atualmente, mais de três mil cidades brasileiras integram o mapa, que passou a adotar uma nova categorização baseada na Nova Lei Geral do Turismo e no Plano Nacional de Turismo 2024-2027.

Compartilhar
Relacionadas
18 jun 2026
Artistas e produtores culturais poderão concorrer a R$ 172,5 mil em recursos da Lei Aldir BlanC em Paraíso do Tocantins
18 jun 2026
Novos semáforos reforçam segurança no trânsito em pontos de grande movimento de Paraíso
18 jun 2026
Paraíso intensifica combate ao Aedes aegypti com aplicação de fumacê em 18 bairros a partir desta sexta-feira
18 jun 2026
