Caminhada Agosto Lilás mobiliza população pelo fim da violência contra a mulher
Por:

Na tarde desta quinta-feira, 14, a caminhada do Agosto Lilás mobilizou representantes de órgãos públicos, entidades e comunidade em um ato pela conscientização e combate à violência contra a mulher. Com concentração na Feira Coberta, de onde os participantes seguiram pela Avenida Bernardo Sayão até a Praça Cabo Luzimar, o percurso foi marcado por faixas com mensagens de incentivo à denúncia.
Com o tema “Paraíso Por Elas – Quem Ama Não Maltrata, Não Bate, Não Mata”, a ação integra a programação da campanha Agosto Lilás, desenvolvida pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Habitação e da Mulher. O objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade sobre a importância de enfrentar todas as formas de violência, reforçando que a denúncia é um passo essencial para garantir a proteção e a vida das vítimas.
Para o prefeito Celso Morais, o engajamento da comunidade nas ações do Agosto Lilás demonstra que a luta pelo fim da violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva e que cada gesto de apoio pode salvar vidas. “Quero agradecer a Deus a oportunidade de estar aqui mais uma vez e falar da importância que é dar visibilidade às ações de combate à violência contra a mulher não só no Agosto Lilás, mas em todos os dias do ano. Assim, seguimos trabalhando com zelo e cuidado com as pessoas da nossa comunidade”.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, de Habitação e da Mulher, Thaís Helena Lima Andrade, a caminhada é uma forma de levar a mensagem da campanha para as ruas e mostrar que o município está unido no apoio às mulheres e na defesa de seus direitos. “ Precisamos parar um pouco para refletir se é esta a sociedade que queremos, na qual tantas mulheres são assassinadas e violentadas diariamente. Isso aqui é só um simbolismo, porque temos que ter consciência e combater a violência contra a mulher todos os dias”, declarou.
Com apoio de servidores públicos, vereadores, estudantes e membros da sociedade civil, a caminhada reuniu diferentes segmentos em um mesmo propósito, chamando a atenção de quem passava pelo centro da cidade. A chegada à Praça Cabo Luzimar foi marcada por pronunciamentos e entrega de materiais informativos sobre os canais de atendimento às mulheres em situação de violência.
A programação do Agosto Lilás será encerrada no dia 27 de agosto, quando será promovida uma tarde de reflexão no Centro de Convivência do Idoso (CCI), com a exibição do documentário “O Silêncio das Inocentes”.
Agosto Lilás
Criada em 2018, a campanha Agosto Lilás transformou o mês de agosto em um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ocorrida em 7 de agosto.
Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Lei estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas. (Ascom/Fernanda Menta)





























Compartilhar
Relacionadas

15 ago 2025
3ª edição dos JUPs é aberta com muita música e programação esportiva

14 ago 2025
Forró do CCI retorna com Encontro de Sanfoneiros e homenagem especial ao Dia dos Pais

14 ago 2025
Prefeito Celso Morais visita escolas, entrega livros literários e acompanha reformas na rede municipal de ensino

13 ago 2025