Chambari em destaque: Paraíso reúne cultura, sabor e negócios
Por:

Em três dias de programação, o 8º Festival do Chambari transformou o setor Nova Fronteira, em Paraíso do Tocantins, em palco de cultura, música e gastronomia, reunindo milhares de pessoas em torno do prato que é patrimônio do Tocantins e, ao mesmo tempo, gerando oportunidades para empreendedores locais e fortalecendo o desenvolvimento da cidade.
Realizado de 25 a 27 de setembro, em frente ao Centro de Convenções, o evento contou com 64 expositores que ofereceram diversidade de sabores e produtos, movimentando a economia local. Além do prato principal, o evento também proporcionou uma verdadeira viagem gastronômica, com uma grande variedade de opções salgadas e doces.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, ressaltou a importância do evento na movimentação econômica e na valorização da cultura do município. “Em sua 8ª edição, o Festival do Chambari mostra a força de um prato típico que nasceu da tradição da nossa comunidade e que hoje é reconhecido em todo o Tocantins. Esse evento movimenta a economia, gera empregos e atrai visitantes, fortalecendo o turismo e levando o nome de Paraíso para além do nosso Estado”.
“Não é apenas o expositor que participa do evento que tem bons resultados. Hoje em Paraíso não há hotel ou restaurante vazio e até os postos de combustível registram aumento na demanda. Quando definimos que o slogan da nossa gestão seria ‘o desenvolvimento é agora’, era esse o desenvolvimento que estávamos pensando”, reforçou o Chefe do Executivo de Paraíso.
Em seu pronunciamento, o governador em exercício, Laurez Moreira, garantiu apoio a Paraíso e destacou a relevância do festival para a promoção da cultura e da gastronomia tocantinense. “O chambari é um prato que todos nós apreciamos e que merece ser valorizado. Este festival mostra a força da nossa culinária, com um ambiente agradável e bem organizado. É uma satisfação estar aqui e reforço: contem comigo. Precisamos continuar valorizando a nossa gastronomia. Paraíso está de parabéns”.
A secretária de Turismo, Lazer e Cultura de Paraíso, Patrícia Nascimento, reforçou que o Festival do Chambari é mais do que uma festa gastronômica: é um espaço onde tradição, cultura e desenvolvimento caminham juntos. “O evento oferece lazer para as famílias, incentiva o turismo e amplia as possibilidades de negócios para os empreendedores locais. Cada edição mostra como a cultura pode ser também um motor de crescimento econômico, fortalecendo o comércio e criando novas oportunidades. É uma celebração que valoriza nossa identidade e reflete a capacidade criativa e empreendedora de Paraíso”.
Negócios
O empresário Pedro Barbosa, proprietário do Chambari do Pedrinho, que participa do festival pela sétima vez, conta que em um dia normal costuma vender cerca de 70 pratos de chambari e no evento essa média salta para 200 por noite. “As vendas estão muito boas, o evento está espetacular. Ele vem crescendo a cada ano e este ano não foi diferente. No próximo ano estaremos aqui firme e forte”.
Quem também comemorou o aumento nas vendas foi o proprietário do Popen Açaí, Juan Vinícius. “A estrela é o chambari, mas o açaí também faz sucesso por aqui porque depois do prato principal vem a sobremesa. O movimento está ótimo e temos vendido bastante”.
Chambari
Instituído no calendário cultural do Estado pela Lei nº 3.845/2021, o festival valoriza um dos pratos mais tradicionais da região. Reconhecido como patrimônio cultural e gastronômico do Tocantins (Lei nº 3.253/2017), o chambari é uma versão local do “ossobuco” italiano, preparado com cortes de osso bovino cozidos com pimenta e temperos típicos, que conquistou espaço como símbolo da identidade de Paraíso.
A programação artística da 8ª edição do Festival do Chambari incluiu o show nacional da dupla Zé Ricardo e Thiago e apresentações de artistas tocantinenses como Nando Cruz, William Cavalcante e convidados, Poetas do Caos, Régis Rosa, Gutto Müller, Kaynan, Diego Marinho, Marcos Henrico e Andres Carvalho, A Moda da Casa, Isaque dos Teclados, Niltinho dos Teclados e Dan Souza, Kamisa 10, Romes Velozo, Dj Márcio, Brisa Noturna, Capim do Cerrado e Dayanna. Para as crianças, além da área kids, atrações como os Pernaltas do Circo Os Kacos e o palhaço Batatinha Frita completaram a festa.
Mais que uma celebração da culinária, o Festival do Chambari reforçou a identidade cultural de Paraíso do Tocantins, impulsionou o turismo e abriu espaço para novos negócios, mostrando a força de um evento que une tradição, lazer e desenvolvimento.
Texto: Fernanda Menta – Fotos: Davi Andrade Melo




















Compartilhar
Relacionadas
27 nov 2025
Prefeito de Paraíso, Celso Morais, recebe Título de Cidadão Benemérito em reconhecimento aos serviços prestados em prol do desenvolvimento do Tocantins
27 nov 2025
Secretária de Turismo, Lazer e Cultura de Paraíso do Tocantins participa da 92ª reunião do Fórum Estadual do Turismo
27 nov 2025
Ainda dá tempo: Escola do Servidor mantém vagas abertas para capacitações EAD
26 nov 2025
