Governo de Paraíso fortalece acolhimento e orientação a gestantes com o Simplesmente Mãe

Por:


Transformar o presente com acolhimento e preparar um futuro mais saudável para mães e bebês. Esse é o propósito do Simplesmente Mãe, desenvolvido pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Habitação e da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema “Cuidar hoje, transformar o amanhã”, o projeto, que está na sua 9ª turma, oferece uma série de encontros, com atividades pensadas para informar, apoiar e fortalecer as futuras mamães. 

Voltado para gestantes com vulnerabilidade social e que realizam o pré-natal na rede municipal, as futuras mamães participam de palestras e rodas de conversa sobre temas fundamentais,  como a importância do pré-natal, os cuidados durante o puerpério, a relevância do aleitamento materno, o fluxo de atendimento na maternidade, além da conscientização sobre violência obstétrica e agressões físicas em gestantes. 

Também são abordados tópicos como planejamento reprodutivo, alimentação saudável na gravidez e no pós-parto, orientações sobre o parto, higiene do recém-nascido, a construção do vínculo entre mãe e bebê e o papel do companheiro no período gestacional.

Mais do que um espaço de orientação, o Simplesmente Mãe promove escuta ativa, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre mulheres que compartilham os mesmos desafios e expectativas. Ao final do ciclo, as participantes recebem um kit enxoval para o bebê e um ensaio fotográfico.

A secretária de Assistência Social, Habitação e da Mulher, Thaís Helena Lima Andrade ressalta que o Simplesmente Mãe reafirma o compromisso da gestão Celso Morais e Ubiratan Carvalho com políticas públicas que colocam a mulher e a maternidade no centro do cuidado. “Mais do que informar, o projeto transforma. Porque quando se cuida de uma mãe, estamos cuidando de toda uma geração”. 

Desde que foi implantado, no início da primeira gestão do prefeito Celso Morais, o projeto tem crescido em adesão e reconhecimento. Em maio de 2024, alcançou um marco expressivo e registrou o maior número de participantes em uma única edição, com 40 gestantes acompanhadas. Este ano, no primeiro semestre, foram atendidas 25 mamães. (Ascom/Fernanda Menta)