Paraíso sedia a quarta Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Tocantins


Com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito Humano”, profissionais da saúde, trabalhadores, trabalhadoras, conselheiros de saúde dos municípios que compõem a macrorregional Cantão, Capim Dourado e Amor Perfeito se reuniram na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Tocantins. O evento foi realizado nesta terça-feira, 13, no auditório do Palácio da Cultura Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais destacou que o evento é um marco importante para o município e para todo o Estado, pois coloca em pauta temas fundamentais como a saúde, a segurança e os direitos dos trabalhadores. “Reafirmamos nosso compromisso com a promoção de políticas públicas que valorizem o ser humano e garantam condições dignas de trabalho. Que as discussões de hoje contribuam efetivamente para um SUS mais justo, participativo e fortalecido”.

O Chefe do Executivo de Paraíso também ressaltou o quão desafiador é a saúde. “Sabemos que saúde é uma pauta complexa e desafiadora, mas também sabemos que é possível avançar com trabalho sério e compromisso. Em nossa gestão, conseguimos importantes conquistas: inauguramos duas novas Unidades Básicas de Saúde, entregamos novas ambulâncias, vans e equipamentos, licitamos esta semana a construção da nova UBS que será construída no Novo jardim Paulista. Reformamos todas as UBS’s do município e recentemente, inauguramos o tão esperado Pronto Atendimento 24 horas. Esses e outros avanços são fruto de uma gestão comprometida com as pessoas, que entende que investir em saúde é investir na dignidade e no futuro da nossa cidade”.

O secretário de Saúde de Paraíso, Arllérico André, reforçou que o evento busca garantir a participação popular na definição de políticas de saúde e segurança do trabalho, promovendo um sistema descentralizado e integrado. “A quarta conferência de saúde do trabalhador é importante para o fortalecimento das políticas públicas de saúde voltadas à saúde do trabalhador, da trabalhadora, não só no âmbito da rede, mas fora dela. Então, iremos elencar propostas e levá-las para a etapa nacional”. 

O Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Relmivam Milhomem, destacou que é um momento importante para garantir a nossa voz popular na construção das políticas públicas que tratam do trabalhador e da trabalhadora. “Temos um governo com os olhos voltados para o povo, para a construção de políticas públicas verdadeiras, efetivas e com resultados. Espero que a gente saia daqui ouvindo a voz de cada um, trazendo os seus problemas e, sobretudo, as proposições”.

Conferência

A 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Tocantins tem como objetivo fortalecer o debate sobre a saúde, segurança do trabalhador e direitos trabalhistas, permitindo que a população contribua para a formulação de políticas públicas. Com o tema central voltado ao fortalecimento das políticas públicas e à participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS), a conferência propõe um amplo debate sobre a saúde e segurança dos trabalhadores, destacando os desafios impostos pelas novas relações de trabalho.

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora, e a Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social, são eixos de trabalho que serão abordados ao longo da programação. 

O evento desta terça-feira, é o último das etapas macrorregionais, já realizadas em Augustinópolis (02/04), Araguaína (04/04), Gurupi (06/04) e Dianópolis (08/05). A etapa final está prevista para ocorrer em Palmas, nos dias 10 e 11 de junho. (Ascom/Fernanda Menta)