Prefeito Celso Morais participa de painel Transformação Econômica, Inovação e Cidades Inteligentes, no Amazontech 2025


O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, participou a convite do Sebrae Tocantins, nesta quinta-feira, 4, às 14h, do painel: Transformação Econômica, Inovação e Cidades Inteligentes, durante o Amazontech 2025. O evento, realizado de 4 a 6, no câmpus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, reúne  empreendedores, pesquisadores, investidores e líderes comunitários do Brasil e de países vizinhos, na ocasião, o gestor, acompanhado de sua equipe, representa todo o Estado do Tocantins.

O Chefe do Executivo ressaltou que Paraíso do Tocantins, com aproximadamente  55 mil habitantes, vem se destacando como centro econômico da região do Vale do  Araguaia. “Com crescimento acelerado e um aumento  de quase 40% no setor empresarial, nosso município tem avançado em inovação com iniciativas como o Inova Paraíso, adesão ao projeto Cidade Inteligente, criação do Agiliza Paraíso e a implantação do Colab”, demonstrou.

O Inova Paraíso – realizado pela Prefeitura e pelo Sebrae Tocantins, por meio do programa Cidade Empreendedora – integra universidades, empresas, setor público e a sociedade, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo tecnológico e fomentar startups, incubadoras e ambientes de inovação, focados nos desafios locais.

Já o projeto Cidade Inteligente, implantado com o objetivo de trazer cada vez mais desenvolvimento para o município e proporcionar mais segurança à população, conta com o videomonitoramento de 117 câmeras instaladas em todas as entradas e saídas da cidade e principais vias, com foco nos espaços públicos como praças e comércio.

O Agiliza Paraíso, implantado com a proposta de centralizar e agilizar o acesso a serviços públicos municipais, estaduais e federais, se consolidou como referência em atendimento ágil e eficiente em Paraíso do Tocantins. Com o horário de funcionamento estendido, disponibiliza aproximadamente 100 tipos de serviços à população e em dois anos desde sua criação, realizou mais de 107 mil atendimentos, integrando recursos tecnológicos com atendimento humanizado.

Recentemente implantado pela Prefeitura de Paraíso, o Colab chega para facilitar o acesso a diversos serviços públicos com mais rapidez, eficiência e comodidade. Pela plataforma, os cidadãos poderão pelo celular ou web por exemplo, opinar no trânsito da cidade, solicitar a troca de uma lâmpada da sua rua, agendar consultas, fazer matrícula escolar, emitir cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, consultar o IPTU, entre outros.

Evento

O Amazontech, promovido pelo Sebrae Roraima em parceria com a Embrapa, Universidade Federal de Roraima e os Sebrae’s da Amazônia Legal, é um movimento de inovação em que são discutidos temas envolvendo o empreendedorismo sustentável com foco em ciência, pesquisa, sustentabilidade, desenvolvimento verde e transições energéticas com recursos naturais da Amazônia.

Durante os três dias de evento, serão abordados assuntos como bioeconomia, tecnologia verde, inovação digital e soluções sustentáveis que valorizam a riqueza natural e cultural da Amazônia. A programação diversificada contará com seminários, painéis, palestras magnas, oficinas práticas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos de apresentação nas áreas de Inovação, Bioeconomia, Políticas Públicas, Empreendedorismo e Negócio e Sustentabilidade.

Além da participação no painel que debateu economia e inovação, a Prefeitura de Paraíso conta com um estande no local, demonstrando cases de sucesso e o potencial do município em diversos segmentos, em especial econômico, turístico e cultural. O espaço será uma vitrine para apresentar iniciativas da gestão, atrativos locais e oportunidades de investimento, reforçando Paraíso como um polo de desenvolvimento no Tocantins.
Participam da programação do Amazontech, juntamente com o prefeito, as secretárias municipais de Gestão, Planejamento e Inovação Tecnológica, Ingrid Rebelo; de Indústria, Comércio e Serviços, Juliana Martins e a subsecretária da pasta Mariana Fernandes. (Ascom/Fernanda Menta) 

Compartilhar