Prefeito de Paraíso vistoria reforma da Escola Irmã Julita e construção da Escola de Tempo Integral


Na manhã desta quinta-feira, 5 de março, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, realizou uma série de visitas técnicas a importantes obras na área da Educação do município. A agenda incluiu a vistoria à reforma e ampliação da Escola Municipal Irmã Julita, na região Oeste, e o acompanhamento da construção da primeira Escola de Tempo Integral da cidade, no setor Nova Fronteira, na região Sul.

A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Educação, professor Deley Oliveira, equipes da pasta, engenheiros do município e representantes das empresas responsáveis pelas obras.

Escola Municipal Irmã Julita

Na unidade, a intervenção contempla reforço estrutural em toda a edificação, alteamento do muro, substituição da antiga cobertura, troca completa das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além da instalação de novo piso e janelas. Segundo a gestão, a proposta é modernizar a unidade e ampliar sua capacidade de atendimento.

A escola já oferta cerca de 400 vagas e, com a ampliação, a expectativa é aumentar o número de matrículas e melhorar as condições de trabalho dos servidores e o ambiente de aprendizagem dos alunos. 

Durante a visita, o prefeito destacou que a intervenção vai além de uma reforma convencional. “Não podemos falar que é apenas uma reforma ou ampliação, porque estamos realmente construindo uma nova escola, oferecendo aos nossos servidores ambientes mais adequados e modernos. Também vamos ampliar o número de matrículas na unidade”, afirmou Celso Morais.

O secretário de Educação, Deley Oliveira, explicou que a obra é executada com recursos próprios do município. “A obra foi iniciada no ano de 2025, com recursos da própria Educação municipal. Retiramos os alunos temporariamente para outro local porque estamos praticamente fazendo uma nova escola ali”, pontuou Deley Oliveira.

Escola de Tempo Integral

Ainda pela manhã, a comitiva visitou o canteiro de obras da primeira Escola de Tempo Integral de Paraíso do Tocantins, que está sendo construída no setor Nova Fronteira, em frente ao Senai. A unidade atenderá cerca de 350 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A obra, executada pela construtora VIP Serviços e Construções, tem investimento de R$ 5,8 milhões, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e contrapartida do município. A previsão é de conclusão em um ano.

A estrutura seguirá o padrão do FNDE e contará com 12 salas de aula, com capacidade para 34 alunos cada, além de biblioteca, auditório, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, pátio coberto, pátio ao ar livre e quadra poliesportiva. A área de construção da escola soma cerca de 4 mil metros quadrados, além de um ginásio coberto com aproximadamente 720 metros quadrados.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância da nova unidade para a expansão da rede municipal. “Hoje, Paraíso tem a melhor educação do Estado do Tocantins, comprovada pelo índice do IDEB e pelo retorno que temos obtido através dos nossos alunos. São quase 7 mil alunos matriculados, e isso demonstra a nossa dedicação”, afirmou.

O secretário Deley Oliveira ressaltou que a escola terá papel estratégico para a região Sul. “As crianças terão a oportunidade de estudar em tempo integral, permanecendo na escola durante todo o dia, com alimentação, atividades esportivas e culturais. São duas obras importantes, com fontes de recursos diferentes, mas com o mesmo objetivo: atender às demandas da nossa população e garantir aprendizagem às nossas crianças”, destacou. 

O prefeito afirmou ainda que a nova escola está sendo construída em uma área pública de aproximadamente 12 mil metros quadrados. Segundo o Chefe do Executivo, a meta da é concluir a obra ainda em 2026.  “Quero agradecer a todas as pessoas que colaboraram com essas ações. Falo aqui em nome do nosso secretário de Educação, do nosso engenheiro responsável por essa obra, Tarcísio, que tem se dedicado todos os dias para essa entrega. Estamos avançando e melhorando os nossos índices. Assim vamos construindo uma cidade cada vez mais justa, cada vez mais moderna e com conhecimento distribuído em todas as áreas”, concluiu o prefeito.

Texto: Vitória Luna/Ascom
Fotos: Davi Andrade Melo/Ascom

Compartilhar