Prefeitura de Paraíso abre oficialmente a campanha Agosto Lilás
Por:

Com o tema: “Paraíso Por Elas – Quem Ama Não Maltrata, Não Bate, Não Mata”, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Habitação e da Mulher, abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 11, a Campanha Agosto Lilás. Com louvor, apresentações musicais e a presença de autoridades, o evento reforçou ações de conscientização e mobilização da sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, ressaltou que a gestão municipal está unida à causa para conscientizar e acolher, para que nenhuma mulher se sinta sozinha diante da violência. “O Agosto Lilás é mais do que uma campanha. É uma mobilização para lembrar que o combate à violência contra a mulher deve ser permanente e realizado nos 365 dias do ano. A gestão está empenhada em fortalecer a rede de apoio e levar informação para que todas saibam que têm a quem recorrer”.
A secretária de Assistência Social, de Habitação e da Mulher, Thais Helena Lima Andrade, destaca que qualquer mulher pode ser vítima de violência doméstica, não importando a classe social, raça, etnia, idade ou religião. “A violência contra a mulher pode atingir qualquer uma de nós. Por isso, a Campanha Agosto Lilás tem um papel fundamental: levar informação e conscientizar sobre a importância de denunciar. Com essa mobilização, a Prefeitura reafirma o compromisso de enfrentar todas as formas de violência e garantir os direitos das mulheres”.
Ao citar dados estatísticos da violência contra a mulher no Brasil, a defensora pública Isakyana Ribeiro ressaltou a importância do evento como espaço de conscientização sobre o combate à violência de gênero. “O Brasil ainda é o quinto país do mundo que mais mata mulheres e, a cada seis minutos, uma mulher é estuprada. A violência contra a mulher não é apenas física. Ela também é psicológica, patrimonial e sexual. Quando uma mulher é agredida no corpo ou no psicológico, não é problema só dela, é de toda a sociedade”, pontuou.
O delegado da Regional de Paraíso, Dr. José Lucas, destacou que a violência doméstica é um mal silencioso, pandêmico e que está presente em todo o mundo. “Temos uma missão complicada, que é desconstruir a cultura do machismo, do autoritarismo que está enraizada na nossa sociedade. A Lei Maria da Penha, criada há 19 anos, é uma das melhores legislações do mundo. O nosso desafio é tirá-la do papel e colocá-la em prática. Temos a missão de ensinar os nossos garotos o que não se deve fazer e as nossas garotas o que não se deve tolerar”.
Caminhada
Outro evento que reforça a mensagem da campanha “Paraíso por Elas – Quem ama não maltrata, não bate, não mata” é a Caminhada Agosto Lilás, marcada para o dia 14 de agosto, às 17h, com concentração na Feira Coberta.
Com uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e à promoção dos direitos das mulheres ao longo do mês, a campanha será encerrada no dia 27 de agosto, quando será promovida uma tarde de reflexão no Centro de Convivência do Idoso (CCI), com atividades de integração com os assistidos da rede socioassistencial e a exibição do documentário “O Silêncio das Inocentes”. (Ascom/Fernanda Menta)
















Compartilhar
Relacionadas

13 ago 2025
Paraisenses são chamados a definir prioridades do município para os próximos quatro anos

13 ago 2025
UBS reformada garante mais conforto e qualidade no atendimento de cerca de 7 mil moradores

12 ago 2025
Prefeitura de Paraíso firma convênio para fortalecer atendimento da Apae

12 ago 2025