Prefeitura de Paraíso participa de caminhada e promove ações de conscientização no Dia Mundial do Autismo


A Prefeitura de Paraíso marcou presença na caminhada promovida no final da tarde de ontem, pela Associação  de Mães e Amigos dos Autistas de Paraíso do Tocantins (AMATEA), em alusão ao  Dia Mundial do Autismo. Além da participação no evento, as secretarias municipais de Saúde e Educação promoveram ações de conscientização, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas instituições de Ensino, em alusão à data, comemorada dia 2.

A mobilização reuniu autistas, familiares e pessoas engajadas na causa. Representando o prefeito de Paraíso, Celso Morais, o vice, Ubiratan Carvalho, acompanhado de sua esposa Ana Paula Bessa Carvalho, e secretários municipais, participou  da caminhada, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. 

Durante o evento, os participantes carregaram faixas com mensagens de apoio, reforçando a importância da acessibilidade para as pessoas autistas. “É uma alegria poder representar a nossa gestão em um evento tão significativo. A inclusão e o respeito às pessoas com espectro autista são compromissos que precisamos fortalecer todos os dias”, reforçou o vice-prefeito de Paraíso.

Na celebração da data nas Unidades Básicas de Saúde, as equipes procuraram chamar a atenção dos presentes na sala de espera, abordando o assunto e distribuindo material educativo. Além disso, todas as UBS’s da Atenção Primária à Saúde foram identificadas com um laço, simbolizando o compromisso da gestão com a conscientização e o respeito às pessoas autistas e suas famílias. “Buscamos não apenas informar, mas também sensibilizar a comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista”, destacou o secretário municipal de Saúde, Arllérico André.  

Já na secretaria municipal de Educação e nas unidades de Ensino, a programação contou com momento de acolhida e reflexão, adesivaço na Av. Castelo Branco, palestras com profissionais da saúde nas escolas, roda de conversa com as mães atípicas, peças teatrais, dinâmicas e pinturas. “A data  significa um chamamento direcionado a toda  sociedade paraisense, para o fato de que precisamos acolher, instruir e acompanhar nossas crianças. E mais, o contexto reforça a importância e necessidade de um olhar respeitoso para a inclusão, tanto para os autistas quanto familiares”, reforçou o secretário municipal de Educação, Deley Oliveira.

Com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista, em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Autismo. (Ascom/Fernanda Menta)