Servidores da rede Municipal de Ensino de Paraíso participam de formação em Neuroeducação


Autor da Foto: Seduc/Governo do Tocantins e Divulgação/Semed

Cerca de 40 profissionais da rede Municipal de Ensino de Paraíso, que incluem professores do 2º ano do Ensino Fundamental, equipe pedagógica e multiprofissional, participaram de uma formação em Neuroeducação, em Palmas. A capacitação, promovida pelo Governo do Tocantins, busca qualificar profissionais para identificar sinais de alerta para transtornos do neurodesenvolvimento nos alunos. Com o tema “Diversidade Que Ensina, Inclusão Que Transforma!”, a formação integra os eixos PROFE nos Municípios e PROFE Inclusão, do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). 

O secretário de Educação de Paraíso, Deley Oliveira, ressaltou a relevância da formação para os professores identificarem e compreenderem as necessidades dos alunos. “A temática aborda essa questão da inclusão e é um passo essencial para garantir uma educação mais inclusiva e eficaz. Ao reconhecer possíveis dificuldades dos alunos, os educadores podem encaminhá-los para o suporte adequado, oportunizando de fato o aprendizado”.

Para a coordenadora de Currículo e Formação da Secretaria de Educação de Paraíso, Alcilene Caldeira da Silva Sousa, a capacitação foi de excelência. “Foram muitas dicas e orientações de como identificar nas crianças algum tipo de transtorno e ferramentas de práticas para contribuir no desenvolvimento desse aluno em sala de aula. Todos os temas foram de excelência. As pessoas muito bem preparadas, profissionais capacitados e que falaram com conhecimento de causa”, destacou.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Desenvolvimento Adequado da Criança, Inclusão no Ambiente Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Agravantes dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, Transtorno Específico da Aprendizagem e Atendimento Educacional Especializado, estão entre os temas abordados na capacitação.