Trabalho que transforma: parceria leva mão de obra carcerária às ruas e reforça serviços em Paraíso
Por:

Enquanto a cidade segue sua rotina, as frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Mobilidade Urbana (Seinfomurb) ganham reforço com a atuação de custodiados da Unidade Penal Regional de Paraíso, que passam a integrar serviços como limpeza pública, pintura de meio-fio e tapa-buracos, por meio de parceria com a instituição.
Atualmente, 10 custodiados participam das atividades, atuando diretamente na limpeza urbana da cidade. O trabalho é realizado uma vez por mês, durante quatro dias da semana, sempre sob a supervisão de policiais penais, o que garante o acompanhamento das equipes e a execução organizada dos serviços.
A ação amplia a capacidade de atendimento das demandas urbanas e contribui para a manutenção dos espaços públicos, com frentes de trabalho que incluem desde a conservação de vias até intervenções pontuais de melhoria.
O secretário de Infraestrutura, Obras e Mobilidade Urbana, Jonatha Milhomem, destacou que a iniciativa alia reforço nos serviços com a função social do trabalho. “Essa parceria permite ampliar a atuação das equipes nas ruas, garantindo mais agilidade em serviços importantes, ao mesmo tempo em que oportuniza aos reeducandos uma atividade produtiva, com acompanhamento e organização”, afirmou.
Além do impacto direto na cidade, a iniciativa também cumpre uma função social ao inserir os reeducandos em atividades produtivas. O modelo segue as diretrizes da Lei de Execução Penal (LEP), que prevê a remição de um dia de pena a cada três dias trabalhados, ao mesmo tempo em que possibilita o desenvolvimento de habilidades e a vivência de rotinas de trabalho.
Conforme explica o Chefe da Unidade Penal Regional de Paraíso, Hernandes Araújo Barboza, para atuar nessa modalidade de remição, o custodiado deve ter sido condenado, ou seja, já ter sido julgado, e ter cumprido no mínimo um sexto da pena. Entretanto, casos excepcionais podem ser autorizados pelo juiz da comarca.
“A parceria entre o sistema penitenciário e os municípios é um pilar da segurança pública e da dignidade humana. A mão de obra carcerária, com capacitação prévia, vai além da remição de pena e se concretiza na reinserção social, com atuação direta na revitalização de escolas, hospitais, praças e avenidas, gerando impacto positivo para toda a comunidade. Acreditamos que o trabalho é o melhor caminho para a cidadania”, pontua Barboza.
A proposta integra ações voltadas à ressocialização, ao mesmo tempo em que entrega resultados práticos para a população, conectando o sistema prisional a demandas reais do município.
Texto: Fernanda Menta/ Ascom
Fotos: Davi Andrade Melo/Ascom e Divulgação





Compartilhar
Relacionadas
11 jun 2026
Prefeitura de Paraíso investe na qualificação de servidores para fortalecer atendimento às pessoas com TEA
10 jun 2026
Prefeito Celso Morais participa do Web Summit Rio 2026 em busca de oportunidades para inovação e desenvolvimento de Paraíso
10 jun 2026
Paraíso entra no clima da Copa com transmissão da estreia do Brasil e programação cultural no Parque das Águas
8 jun 2026
