Aula inaugural abre Ano Letivo 2026 da rede municipal de Paraíso com foco em alfabetização e inovação
Por:

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta quarta-feira, 21 de janeiro, a Aula Inaugural que marcou oficialmente a abertura do Ano Letivo de 2026 da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Solar Acqua Park e reuniu professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação, além de secretários municipais, vereadores e representantes de instituições.
A programação teve como destaque a palestra magna da palestrante motivacional internacional Leila Navarro, que abordou o tema “Moldando o Futuro Através da Educação”. Reconhecida nacional e internacionalmente, a palestrante foi convidada para inspirar os educadores no início do ano letivo, reforçando a importância da educação como base para a transformação social.
Durante a abertura, o secretário municipal de Educação, professor Deley Oliveira, ressaltou que a Aula Inaugural representa o pontapé inicial das formações continuadas ao longo do ano. “Dia 26 nossos alunos já estarão nas creches e nas escolas. Tivemos uma semana intensa de formações e este ano vamos intensificar o processo alfabetizador, especialmente na educação infantil”, afirmou.
Deley explicou que a rede municipal passa a adotar metas pedagógicas mais definidas. “A criança de quatro anos precisa sair lendo palavras simples do convívio dela. No primeiro ano, a leitura deve ser de textos de forma cadenciada. Se a criança avançar mais rápido, ela não será limitada. No segundo ano, vamos fortalecer a leitura para que chegue ao fim do ano com fluência”, destacou, reforçando que o processo envolve professores, gestores, secretaria e famílias.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, ressaltou a importância do momento como marco do início das atividades educacionais do município. “Esse é um evento que marca o começo do nosso ano educacional. Por isso, fazemos questão de envolver não apenas os professores, mas toda a educação municipal, estadual e particular”, afirmou.
Na oportunidade, o gestor ressaltou o planejamento adotado pela administração. “Temos uma programação definida desde o início do ano, com 200 dias letivos garantidos. Hoje ultrapassamos seis mil matrículas na rede municipal e ampliamos a oferta de vagas com a criação da Creche Maria da Paz Barros e com novos espaços educacionais”, afirmou.
A palestra de Leila Navarro foi o ponto alto do evento. Com mais de 24 anos de carreira, ela já inspirou mais de três milhões de pessoas em eventos no Brasil e em diversos países. Reconhecida como uma das 20 palestrantes mais notáveis do Brasil, Leila abordou temas como inovação, comportamento humano, liderança e “futurabilidade”, conectando esses conceitos ao papel transformador da educação.
A Aula Inaugural também marcou o início de dois dias de formações voltadas à qualificação dos profissionais da educação. “A educação avança quando todos fazem parte do processo, do transporte escolar à sala de aula”, afirmou o prefeito, ao reforçar que a gestão segue focada em planejamento, investimentos e ações concretas para fortalecer o ensino no município. (Ascom – Texto: Vitória Luna Almeida de Moraes / Fotos: Davi Andrade Melo)





























Compartilhar
Relacionadas
23 jan 2026
Prefeitura amplia espaço de convivência no Vila Regina com entrega da Praça Tenente Kennedy
22 jan 2026
Semed realiza formação em serviço para alinhar práticas pedagógicas antes do início das aulas
22 jan 2026
Prefeitura de Paraíso oficializa doação de área ao Colégio Militar Diaconízio Bezerra
9 jan 2026
